Sensibilizar e Conscientizar. Qual a diferença?


Voluntários durante o III Mutirão de Limpeza de Praia promovido pela Vivamar Cursos Livres (27/08/17) - RJ

Muitas vezes nos deparamos com os termos "sensibilização" e "conscientização" quando lemos matérias relacionadas ao meio ambiente e educação ambiental. Dentro desse contexto, escrevemos esse artigo e perguntamos: qual o sentido dessas palavras?

Você já ouviu falar que "A Educação Ambiental tem como objetivo CONSCIENTIZAR as pessoas para os problemas ambientais"? E então? Será que conseguimos conscientizar outras pessoas?

A consciência pressupõe uma ação e tem pouca utilidade quando não é transformada no "agir". A conscientização ambiental é a transformação, a criação de senso crítico, o esforço para melhorar a qualidade ambiental, a busca por redução de impactos ambientais.

E o termo sensibilização? Quando falamos em educação ambiental, estamos falando em SENSIBILIZAR as pessoas para as questões ambientais. Sensibilizar é comover, tornar sensível, é a disseminação do conhecimento buscando informar e esclarecer sobre os problemas ambientais, suas possíveis soluções e com isso torná-las participativas, exercendo uma cidadania plena. A sensibilização é uma ferramenta para a mudança de comportamento, o despertar para os problemas socioambientais.

Sendo assim, a educação ambiental NÃO CONSCIENTIZA, visto que a conscientização é intrínseca de cada um. A educação ambiental SENSIBILIZA. Em resumo podemos definir como: sensibilizar = comover; conscientizar = agir individualmente.

Se você, por exemplo, se sensibilizou com a problemática do plástico em nosso ambiente marinho, você pode agir conscientemente e evitar o uso de canudos plásticos. Seria uma atitude consciente e sustentável!

A Vivamar Cursos Livres trabalha com os dois conceitos. Através dos cursos busca sensibilizar os alunos para as questões ambientais e através dos mutirões de limpeza, por exemplo, age conscientemente recolhendo os resíduos nos locais por onde realiza essas atividades.

Então, vamos agir!! Vamos nos conscientizar para as questões ambientais e salvar o nosso Planeta!

1,917 visualizações