A importância das atividades extracurriculares na vida acadêmica


Curso Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas (28 e 29/07/18) - Rio de Janeiro e Arraial do Cabo/RJ

A atividade extracurricular tem se tornado uma aliada e é uma oportunidade para jovens que iniciam a vida profissional e ainda tem pouca ou nenhuma experiência na área que almeja seguir. Como o próprio nome já diz, são atividades que não estão inseridas no âmbito curricular e tem a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional. Elas favorecem o aprendizado, possibilitam a descoberta de habilidades e contribuem para direcionar a vida profissional do estudante. Podemos citar alguns exemplos como visita a museus, teatros, cinemas, parques, estações ecológicas, feiras, simpósios, congressos, palestras, seminários, esportes, artes, atividades voluntárias, experiências internacionais e cursos. As atividades extracurriculares podem ser realizadas nas mais diversas áreas e agregam conhecimento!


Listaremos 05 vantagens de participar das atividades extracurriculares:

1) enriquecimento de currículo: você pode melhorar, enriquecer o seu currículo acrescentando as atividades que realizou. Quem busca um estágio, por exemplo, constar atividades extracurriculares no currículo irá colocá-lo à frente de muitos candidatos.

2) desperta habilidades: habilidade é o “saber fazer”. Quando você realiza alguma atividade extracurricular, você pode despertar alguma habilidade que você não sabia que tinha. Isso é enriquecedor e motivador!

3) vivencia conceitos teóricos na prática: geralmente as atividades extracurriculares são muito dinâmicas e motivadoras porque os alunos praticam o que aprendem em sala de aula. E quando nós vivenciamos, a facilidade de aprendizado aumenta, melhorando a capacidade de armazenamento da informação.

4) promove a sociabilização: significa aprendizagem ou educação no sentido mais amplo da palavra e implica na adaptação a certos padrões culturais que existem na sociedade. Quando o aluno participa desses eventos, contribui para promover a integração a grupos, contribui para o aprendizado em trabalhar em grupo, promovendo o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação.

5) troca de experiências: é uma das principais fontes de inspiração e obtenção de conhecimento. Quando você troca ideias, conversa com outras pessoas, você desenvolve o seu “ saber ouvir” e torna-se aberto a mudanças também.


A Vivamar Cursos Livres promove cursos ambientais e o objetivo é transmitir conhecimento e educação ambiental com foco no contato direto com a natureza! Além de promover todas as vantagens que nós vimos aqui, buscamos sensibilizar os alunos para as questões ambientais, tornando-os multiplicadores!


138 visualizações