SEJA BEM VINDO A PÁGINA DE INSCRIÇÃO PARA O

I SIMPÓSIO ONLINE DE BIOLOGIA MARINHA

DA VIVAMAR CURSOS LIVRES

09 à 12.11.20

19h às 21h

PALESTRANTES

Dra. Liliane Lodi

Dra. Danielle Awabdi

Dra. Luciana Granthom

Dr. Bruno Masi

MSc. Daniela Abras

MSc. Larissa Paiva

Ph.D. Fernanda Lana

Isabela Oliveira

PROGRAMAÇÃO

09/11/20

19h - Dra. Liliane Lodi. Palestra: CETÁCEOS, CARISMA E A CONTEXTUALIZAÇÃO DA "FOFOFAUNA"

20h - Dra. Luciana Granthom. Palestra: BIODIVERSIDADE EM ÁREA DE RESSURGÊNCIA

10/11/20

19h - MSc. Daniela Abras. Palestra: A CARREIRA DE BIÓLOGA MARINHA A BORDO DE NAVIOS DE TURISMO

20h - Ph.D. Fernanda Lana. Palestra: MERGULHO E PESQUISA CIENTÍFICA COM TUBARÕES E RAIAS

11/11/20

19h - Dra. Danielle Awabdi. Palestra: TARTARUGAS MARINHAS E OS DESAFIOS DA CONSERVAÇÃO

20h - Dr. Bruno Masi. Palestra: MERGULHO CIENTÍFICO NO BRASIL

12/11/20

19h - MSc. Larissa Paiva. Palestra: EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE ECOSSISTEMAS COSTEIROS E MARINHOS

20h - Isabela Oliveira (Projeto Baleia Jubarte). Palestra: A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE CONSERVAÇÃO MARINHA NO BRASIL

CURRÍCULO RESUMIDO DOS PALESTRANTES

Dra Liliane Lodi

Mestra em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ – 2002) e Doutora em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2009). É pesquisadora associada do Instituto Aqualie (2009) e do Instituto Mar Adentro (2013). Administradora do grupo do Facebook “Onde estão as Baleias e os Golfinhos?”, direcionado à área de Ciência Cidadã, e coordenadora do projeto de pesquisa Baleias & amp; Golfinhos do Rio de Janeiro. É Membro do Conselho Consultivo do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras). A área de atuação compreende a ecologia de mamíferos marinhos, em especial de cetáceos, a qual tem experiência em mais de 25 anos, com ênfase em distribuição, uso do habitat, comportamento e conservação.

Dra. Luciana Granthom

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Mestrado em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Zoologia - Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Tem experiência na área de Biologia Marinha com ênfase em Ecologia, Zoologia e Taxonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Área de Preservação Ambiental e Conservação, Comunidade bentônica marinha, Bioinvasão e outros impactos antrópicos e com o grupo taxonômico Ascidiacea (Chordata:Tunicata).

MSc. Daniela Abras

Possui graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo (2014). Fez diversos estágios na área de cetáceos no litoral do Rio de Janeiro e em Abrolhos durante a graduação e mestrado, e atuou como pesquisadora do Instituto Baleia Jubarte entre 2015 e 2017. Desde 2017 trabalha como guia de expedição e naturalista em navios para a África, Antártica, Amazônia, Austrália e Caribe, e como guia de whale watching, trabalhando nos Açores, África do Sul e Tonga, sempre com foco na diversidade e comportamento das baleias e golfinhos da região. Além disso, é fotógrafa de natureza e atua como divulgadora científica.

 

Ph.D. Fernanda Lana

Bióloga Bacharel e Licenciada (PUC Minas), Mestre e Doutora em Recursos Pesqueiros e Aquicultura da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Pós-Doc em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros - UFF (Universidade Federal Fluminense - Pós Doc Nota 10 FAPERJ). Experiência em Ciências Ambientais, Ictiologia, Oceanografia, Zooarqueologia, Paleoceanografia, Recursos Pesqueiros, Aquicultura, Gestão Ambiental e Políticas Públicas. Responsável pela elaboração, participação, gerenciamento e coordenação de projetos de pesquisa. Tenho inglês fluente/avançado, curso de salvatagem (CBSP) e HUET, certificação de mergulho (Divemaster - PADI / Master Scuba Diver - PADI) e habilitação para conduzir embarcações (Arrais Amador - Marinha do Brasil). Atuou como Analista de Recursos Pesqueiros da FIPERJ (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro). Consultora junto à SEAP / MPA / OEI (Ministério da Pesca e Aquicultura), ICF Internacional (MMO - Wildlife Observer), CTA Meio Ambiente (Resgate de fauna oleada), COPPE / IVIG / UFRJ (Analista Ambiental). Atuação como observadora de bordo da Petrorio S.A. e da Aldelia Global Manpower, MMO (observador de biota marinha) e outros projetos ambientais: PMAVE, PEAT e PCP. Produtora Científica da Série Missão Américas - National Geographic (FOX - NatGeo), e Premiada com a Medalha "Amigo da Marinha" pela Marinha do Brasil em 2016. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e consultorias na área ambiental, sendo Assessora técnica do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção (PAN Tubarões - ICMBio), Avaliadora da Oficina Avaliação Chondrichthyes do Brasil (Assessmentor / IUCN - Brasil). Membro do Pool of Experts da ONU / DOALOS (grupo de especialistas da ONU), o qual sou o "National focal point" do Brasil (ONU / Brasil), e com isso represento o nosso país junto à ONU na área de meio ambiente. E atuação junto à UNESCO com a temática da Década, e a Cátedra da UNESCO.

Dra. Danielle Awabdi

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Mestra e Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pelo Programa de Ecologia e Recursos Naturais da mesma universidade (UENF).  Atualmente é pós-doutoranda no Laboratório de Aves Aquáticas e Tartarugas Marinhas da Universidade Federal do Rio Grande -FURG e participa do projeto “Caracterização de quelônios e aves marinhas na Bacia de Santos”. Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Ciências Ambientais (UENF) e no grupo de pesquisa de Ecologia Humana e Conservação de Recursos Naturais e Culturais do Laboratório de Geografia Física da UFF/Campos. Atua na área de Ecologia de Organismos, com ênfase em Biologia da Conservação. Tem experiência na área de Ecologia Alimentar, Conservação, Etnoecologia e Educação Ambiental, atuando principalmente com Tartarugas Marinhas.

 

Dr. Bruno Masi

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela (UGF/Rio), Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UENF), Doutor em Ecologia e Recursos Naturais (UENF/IEAPM) Pós doutorando no Programa Antártico Brasileiro (CAPES). Especialista em Ecologia Marinha Bêntica, desenvolve estudos descritivos e experimentais geralmente abordando a sucessão ecológica, tema particularmente adequado para tratar de preocupações sobre perda de biodiversidade, mudança climática, espécies invasoras e restauração ecológica.

MSc. Larissa Paiva

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (2011) e mestrado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou como bióloga colaboradora no Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira (IB/UFRJ) onde desenvolveu trabalhos com espécies de peixes marinhos e estuarinos de importância pesqueira. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros, com ênfase no Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos, na área de Ecologia Marinha, com ênfase no Manejo e Conservação da Ictiofauna, Ecotoxicologia, com ênfase na Contaminação de Organismos Marinhos por Poluentes Orgânicos Persistentes e Educação Ambiental sobre ecossistemas costeiros. Também possui experiência com Licenciamento Ambiental de pequenos empreendimentos. Atua em na área de Educação Ambiental e Divulgação Científica em projeto socioambiental no Terceiro Setor desde 2018.

Isabela Oliveira

Educadora ambiental no Projeto Baleia Jubarte, em Praia do Forte-BA. Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe. Foi estagiária do Projeto Baleia Jubarte, em 2016. Foi bolsista do programa Ciências sem Fronteiras em 2015, cursando parte da graduação na Universidade de Queensland, Austrália. Lá trabalhou com predação de ninhos de tartaruga marinha durante o verão 2015/2016. É mergulhadora de Resgate pela PADI.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

- o I SIMPÓSIO ONLINE DE BIOLOGIA MARINHA DA VIVAMAR CURSOS LIVRES acontecerá de 09 à 12 de novembro de 2020, através da plataforma ZOOM

- serão 02 palestras por dia, sendo a primeira às 19h e a segunda, às 20h 

- cada palestra terá duração entre 50min e 1h20

- qualquer interessado pode participar

- ao realizar a inscrição, o participante terá direito ao acesso em todas as palestras e ao recebimento do material complementar

- para o recebimento do certificado, o inscrito deve participar de pelo menos 80% das palestras

- o certificado e o material complementar serão enviados por e-mail, após o término do evento

- as palestras não serão gravadas

- é de inteira responsabilidade do inscrito fornecer as informações corretas para o envio do certificado e material complementar

- carga horária: 08 horas

- as vagas são limitadas

- inscrições até 04/11/20 ou quando esgotarem as vagas

INVESTIMENTO e INSCRIÇÃO

- o investimento é de R$ 160,00 que pode ser à vista através de depósito bancário/transferência bancária ou parcelado em até 05 vezes sem juros no cartão de crédito através da plataforma Paypal

- para realizar a sua inscrição, basta clicar no botão abaixo e seguir o passo a passo! Vem com a gente!!!